VTEX Adquire Weni para Expandir Soluções de Atendimento com Inteligência Artificial

A aquisição estratégica visa aprimorar o pós-venda no e-commerce, reduzir custos de call centers e expandir o alcance da tecnologia da Weni para o mercado americano.

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Por Jorsiley
VTEX Adquire Weni para Expandir Soluções de Atendimento com Inteligência Artificial
VTEX Adquire Weni para Expandir Soluções de Atendimento com Inteligência Artificial - Foto: Pixabay

A VTEX anunciou a aquisição da Weni, uma empresa especializada em soluções de atendimento ao cliente por meio de inteligência artificial. Embora o valor do negócio não tenha sido revelado, fontes indicam que a transação foi inferior a US$ 5 milhões, com possibilidade de earnout para os cinco fundadores da Weni, dependendo do desempenho nos próximos três anos.

A Weni, que atua no mercado ao lado de empresas como Take Blip, Zendesk e Salesforce, atende 160 clientes, entre eles Stone, Cencosud, Raízen e Cruzeiro do Sul. Fundada em 2012 em Maceió, a Weni desenvolveu uma plataforma que se conecta a canais conversacionais, como WhatsApp e Instagram Messenger, para compreender e atender as demandas dos consumidores.

Os fundadores da Weni — Leandro Neves, John Cordeiro, Daniel Amaral, Bruno Amaral e Rinaldo Amaral — continuarão na VTEX como executivos, com a Weni operando como uma unidade de negócios independente dentro da estrutura da VTEX.

Para a VTEX, essa aquisição é estratégica, alinhando-se com sua visão de se tornar o "backbone do ecommerce conectado", oferecendo soluções que cobrem todas as etapas da jornada de compra: engajamento, conversão e pós-venda. De acordo com Alexandre Soncini, cofundador e chief of staff da VTEX, a empresa já possui uma forte presença na conversão e está desenvolvendo sua área de engajamento com sua solução de retail media. No entanto, a adição da Weni ajudará a VTEX a preencher uma lacuna no pós-venda, melhorando a experiência do cliente e reduzindo custos com call centers, que representam de 7% a 10% da receita dos varejistas.

A expectativa é que 20% a 30% dos 2.600 clientes da VTEX adotem a solução da Weni nos próximos três anos. Além disso, a VTEX pretende reformular o modelo de precificação da Weni, atualmente baseado em volume de interações, para um modelo "baseado em resultados", cobrando uma taxa de sucesso por cada interação resolvida sem intervenção humana.

A VTEX também planeja expandir a atuação da Weni para o mercado dos Estados Unidos, especialmente no setor de supermercados, onde já vê potencial de aplicação para a tecnologia da Weni, como na substituição de produtos em listas de compras online, um serviço já oferecido para a rede brasileira Prezunic.

A Galapos, subsidiária da XP focada no mercado intermediário, assessorou os acionistas da Weni na transação.

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