Uma pesquisa indica que 86% das empresas pretendem buscar mais recursos sustentáveis nos próximos dois anos

O levantamento ainda projeta um crescimento de 190% nos aportes em iniciativas sustentáveis, chegando ao montante de R$ 20,4 bilhões.

Jorsiley profile image
Por Jorsiley

A sustentabilidade está deixando de ser um conceito abstrato e se tornando uma preocupação concreta no meio corporativo. Um exemplo disso é que 86% das empresas brasileiras têm a intenção de intensificar a busca por financiamentos sustentáveis nos próximos dois anos. Esse dado faz parte de um estudo divulgado nesta sexta-feira (6) pela Amcham Brasil, que também revelou que 57,9% das empresas ainda não utilizam linhas de crédito voltadas à sustentabilidade.

A pesquisa foi realizada entre 22 de julho e 9 de agosto de 2024, com a participação de 120 empresas, sendo 65% de grande e médio porte e 69% dos setores de indústria e serviços.

"O fato de tantas empresas desejarem acessar financiamentos sustentáveis demonstra o crescente compromisso do setor privado com o desenvolvimento sustentável", observa Douglas Arantes, gerente regional da Amcham Brasil em MG.

Além disso, o estudo prevê um aumento significativo de 190% nos investimentos em projetos sustentáveis, totalizando R$ 20,4 bilhões.

As áreas que mais buscam financiamentos para iniciativas sustentáveis são energia (21,4%), indústria (20%), tratamento de resíduos (15,7%) e agricultura e florestas (14,3%).

"Esses setores são essenciais para a transformação sustentável do Brasil, e o aumento dos investimentos é um avanço importante para o futuro", comenta Arantes.

Entretanto, apesar das perspectivas otimistas, o estudo apontou alguns desafios que ainda limitam a expansão do financiamento sustentável no país. As principais barreiras citadas pelas empresas são processos burocráticos (26,3%), dificuldade em apresentar garantias (19,3%), falta de conhecimento sobre as opções disponíveis (14%) e altos custos (12,3%).

Ver Mais