Petrobras e Gerdau firmam parceria para explorar negócios de baixo carbono

Colaboração visa Pesquisa e Desenvolvimento com foco na redução de emissões

Jorsiley profile image
Por Jorsiley
Foto: Espelho Social / Unsplash
Foto: Espelho Social / Unsplash

A Petrobras e a Gerdau assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) com o objetivo de identificar oportunidades comerciais e parcerias voltadas para a diversificação e descarbonização de suas operações.

"Em uma iniciativa estratégica para enfrentar os desafios ambientais do século XXI, a Petrobras e a Gerdau firmaram um acordo que busca desenvolver soluções sustentáveis voltadas para negócios de baixo carbono. A parceria engloba a avaliação de novos modelos de negócios para combustíveis de baixo carbono, hidrogênio e seus derivados, além de iniciativas de CCS (captura, transporte e armazenamento de CO2) e projetos de P&D focados na integridade de materiais em ambientes marítimos e na produção de aço via 'redução direta' com gás natural", afirmou Maurício Tolmasquim, diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras.

O processo de redução direta oferece uma alternativa ao método tradicional de produção de aço, utilizando gás natural no lugar de carvão.

A Gerdau, maior produtora de aço do Brasil e maior recicladora de sucata metálica da América Latina, já se destaca por suas baixas emissões de gases de efeito estufa devido ao uso de uma matriz sustentável, que inclui a reciclagem de sucata e o uso de biorredutores, como o carvão vegetal.

Segundo Flávia Souza, diretora global de Energia e Suprimentos da Gerdau, a empresa continua a avançar em sua meta de reduzir a intensidade de suas emissões de gases de efeito estufa (GEE), que hoje é de 0,91 t CO₂e por tonelada de aço, com a ambição de chegar a 0,82 t CO₂e até 2031. "Com 123 anos de história, a Gerdau está comprometida em contribuir para as soluções dos desafios globais, atuando de maneira colaborativa na construção de um futuro mais sustentável. Parcerias como esta aceleram o desenvolvimento de tecnologias e iniciativas que promovem uma economia de baixo carbono, abrindo novas oportunidades para a descarbonização da indústria do aço", destacou Flávia.

Ver Mais