Décio Lima, presidente do Sebrae, ressalta a importância que os pequenos negócios têm para o país. Foto: Erivelton Viana
Décio Lima, presidente do Sebrae, ressalta a importância que os pequenos negócios têm para o país. Foto: Erivelton Viana

Mais de 60% das vagas de emprego criadas por PME´s

Até agora, dos quase 1,5 milhão de empregos formais criados, mais de 900 mil foram proporcionados por pequenas empresas.

Jorsiley profile image
Por Jorsiley

No total, o Brasil contratou 1,49 milhão de trabalhadores entre janeiro e julho deste ano, superando os 1,45 milhão de novos empregos gerados em todo o ano de 2023. Desses, mais de 900 mil postos formais foram criados por pequenas empresas em 2024, de acordo com um estudo do Sebrae baseado no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O levantamento revela que 60% dos empregos no país vieram de micro e pequenas empresas.

Em julho, foram gerados 188 mil novos empregos formais, e as micro e pequenas empresas contribuíram com 63,4% (119,2 mil), enquanto médias e grandes empresas criaram 63,2 mil vagas. O Sebrae também destacou os setores com melhor desempenho entre os pequenos negócios: Serviços (44.949 vagas), Comércio (26.655) e Construção Civil (22.004).

Esses dados reforçam a relevância das pequenas empresas para a economia nacional, sendo responsáveis por 71% dos empregos formais em comparação com o mesmo período do ano anterior. O atual governo, sob a liderança do presidente Lula e do vice Geraldo Alckmin, tem adotado políticas de crédito inclusivas que impulsionam ainda mais o crescimento econômico e a geração de empregos no país.

Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, os setores de serviços, comércio e construção são fundamentais para a criação de novos empregos. Ele ressalta que a força econômica do povo brasileiro está contribuindo para o crescimento contínuo da economia e a inclusão social.

Ver Mais