IBOPE Repucom divulga estudo inédito sobre evolução dos Fãs de Futebol Americano no Brasil

Estudo “YARD BY YARD” ilustra o avanço crescente do esporte no interesse ​dos brasileiros​ e um olhar sobre o perfil dos fãs da bola oval no Brasil

Tiago Miarelli profile image
Por Tiago Miarelli
IBOPE Repucom divulga estudo inédito sobre  evolução dos Fãs de Futebol Americano no Brasil

Às vésperas do primeiro jogo da NFL no Brasil, dados inéditos ilustram a evolução crescente dos interessados pelo esporte e um olhar sobre o perfil dos fãs da bola oval. Segundo dados do Sponsorlink - pesquisa do IBOPE Repucom sobre os hábitos, perfil, atitudes, consumo de meios e comportamento de compra entre fãs de esportes -, a modalidade vive seu melhor momento em volume de fãs em toda a série histórica.

VISÃO GERAL

Atualmente, 35% da população brasileira se declaram Fãs de Futebol Americano (interessados + muito interessados), o que corresponde a 41 milhões de brasileiros conectados. Este número representa uma evolução de 310% no volume de indivíduos frente a 2014, ou seja, o esporte conquistou 31 milhões de novos fãs nos últimos dez anos.

Danilo Amâncio, coordenador de marketing ​do IBOPE REPUCOM​, comentou sobre a importância do evento para a conexão das marcas com os fãs: “O primeiro evento oficial da NFL no Brasil reafirma o prestígio do nosso mercado no cenário esportivo internacional e oferece às marcas uma oportunidade única de se conectarem com um público profundamente apaixonado.​

Participar desse momento é uma chance de se posicionar estrategicamente em um mercado ​em constante crescimento. Por meio de ativações e experiências diversificadas, as marcas poderão fortalecer seus laços com os fãs, transformando visibilidade em um relacionamento relevante e duradouro, construindo um legado que vai além do dia do jogo.”

A TRANSFORMAÇÃO NO PERFIL DO FÃS DE FUTEBOL AMERICANO

Em 2014, apenas 18% dos brasileiros conectados se declaravam Fãs de Futebol Americano, o que representava 10 milhões de indivíduos. A maior parte desse público era composta por homens e por jovens. Já em 2024, o perfil do Fã de Futebol Americano é quase igualitário entre homens e mulheres e possui maior afinidade com o público de 30 a 39 anos. Sobre a renda, a parcela de fãs da modalidade com renda alta é cerca de 20% maior que a média da população conectada.

Gabriella Giamundo, gerente de desenvolvimento de negócios do IBOPE Repucom, destacou a transformação no perfil do fã brasileiro da modalidade: “A evolução e democratização do perfil do novo fã brasileiro de futebol americano é notável. O esporte tem atraído uma base de fãs cada vez mais diversa, com uma participação mais equilibrada entre os gêneros e uma representatividade significativa de públicos com maior poder aquisitivo. ​

​Essa nova realidade reflete a inclusão e a expansão do futebol americano no Brasil, mostrando que o esporte já transcendeu nichos e se tornou um tema de interesse compartilhado por diferentes grupos. ​O conhecimento sobre as preferências e comportamentos desse público é fundamental para transformar oportunidades em resultados.”​

Para saber mais sobre os fãs de futebol americano como a prática de atividades físicas, hábitos de lazer, a procura por informações, consumo de mídia e redes sociais dos fãs de Futebol Americano, acesse o material completo do estudo.

https://www.iboperepucom.com/br/estudos/yard-by-yard-o-avanco-dos-fas-de-futebol-americano-no-brasil/

Fonte: Sponsorlink – solução do IBOPE Repucom que investiga hábitos e atitudes sobre patrocínios, consumo de meios e comportamento de compra entre fãs de campeonatos e modalidades esportivas. Universo: representatividade de 117,2 milhões de internautas brasileiros com 18 anos ou mais. Onda: junho/2024 com 2.000 respondentes.

Ver Mais