Consórcio C2 vence leilão com investimento de R$ 14,2 bilhões

O consórcio C2 Mobilidade, liderado pela CRRC e Comporte, venceu o leilão para construir o Trem Intercidades entre São Paulo e Campinas, com investimento de R$ 14,2 bilhões e concessão de 30 anos.

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Por Tiago Miarelli
Consórcio C2 vence leilão com investimento de R$ 14,2 bilhões
Créditos: depositphotos.com /

O Consórcio C2 Mobilidade sobre Trilhos, formado pela empresa chinesa CRRC e a brasileira Comporte, venceu o leilão para construção e operação do Trem Intercidades (TIC), que ligará São Paulo a Campinas. O leilão, ocorrido em 29 de fevereiro de 2024, atraiu apenas uma proposta, a do próprio consórcio, que ofereceu um desconto simbólico de 0,01%, resultando em um valor final de R$ 8,06 bilhões para a contraprestação ao Estado. O projeto tem um custo total estimado em R$ 14,2 bilhões, dos quais R$ 8,98 bilhões serão aportados pelo governo de São Paulo.

Investimentos e Operação do Trem Intercidades

O Trem Intercidades (TIC) será o principal eixo de transporte ferroviário entre as cidades de São Paulo e Campinas, percorrendo uma distância de 101 quilômetros em aproximadamente 1 hora e 4 minutos. O preço da passagem será de R$ 64, e os trens alcançarão uma velocidade máxima de 140 km/h, o que representa o serviço ferroviário de passageiros mais rápido do Brasil. O consórcio terá a concessão da operação do TIC por 30 anos, assegurando a execução do projeto e a manutenção da linha ao longo desse período.

Além do Trem Intercidades, o consórcio será responsável pela operação do Trem Intermetropolitano (TIM), que atenderá cidades como Jundiaí, Louveira, Vinhedo e Valinhos, além de administrar a Linha 7-Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que passará para a responsabilidade do consórcio.

Estratégias e Expansões Futuras

O projeto do TIC não se limita apenas à ligação entre São Paulo e Campinas. Durante o leilão, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou possíveis expansões da rede ferroviária, com novas ligações entre Sorocaba, Santos e a capital paulista, ampliando a malha ferroviária do estado.

O início da operação do Trem Intermetropolitano (TIM) está previsto para 2029, enquanto o TIC deverá entrar em operação em 2031. O serviço contará com intervalos de até 15 minutos durante os horários de pico, permitindo um fluxo constante de passageiros entre as regiões atendidas.

Capacidade e Benefícios

O governo de São Paulo prevê que o Trem Intercidades atenderá cerca de 60 mil passageiros por dia, desafogando as principais rodovias que conectam a capital ao interior, como a Rodovia Anhanguera e a Rodovia dos Bandeirantes. Com uma velocidade máxima de 140 km/h, o trem será uma solução moderna e eficiente para os deslocamentos na região.

O projeto também promete gerar um impacto significativo na economia, com a criação de 10,5 mil empregos diretos, indiretos e induzidos ao longo de sua implementação. A inclusão de trens modernos equipados com Wi-Fi, banheiros, tomadas USB e telas informativas tornará a viagem mais confortável e atrativa para os passageiros.

Contexto e Desafios do Projeto

Embora o leilão tenha sido considerado um sucesso, com a vitória do Consórcio C2 Mobilidade, alguns desafios ainda pairam sobre o projeto. Um deles é a necessidade de reestruturação financeira da Comporte, uma das empresas integrantes do consórcio. No entanto, o diretor do consórcio, José Efraim Neves, afirmou que o grupo está preparado para enfrentar esses obstáculos, destacando a vasta experiência da CRRC em projetos de mobilidade sobre trilhos.

Outro desafio é o longo prazo para implementação e operação dos trens, já que a previsão é que o TIM só comece a operar em 2029, enquanto o TIC deve estar disponível apenas em 2031. Durante esse período, haverá uma série de obras e adaptações para garantir a infraestrutura adequada e a integração das linhas.

Impacto na Mobilidade Urbana

A iniciativa de construir o Trem Intercidades é vista como um marco no transporte público do Brasil. A ligação ferroviária entre São Paulo e Campinas promete ser uma alternativa rápida, segura e ecológica ao transporte rodoviário, que sofre com congestionamentos frequentes. Além de aliviar o tráfego nas estradas, o TIC deverá reduzir a emissão de poluentes e contribuir para a sustentabilidade.

Outro ponto positivo é a melhoria da mobilidade urbana nas cidades do interior atendidas pelo TIM. As cidades de Jundiaí, Valinhos, Vinhedo e Louveira terão acesso a um sistema de transporte público mais eficiente, o que facilitará o deslocamento diário de milhares de pessoas.

Tecnologia e Inovações

Os trens que serão utilizados tanto no TIC quanto no TIM serão equipados com tecnologia de ponta, incluindo sistemas de segurança avançados, acesso Wi-Fi gratuito e informações em tempo real sobre as viagens. Esses trens também serão projetados para oferecer uma viagem mais sustentável, com menor consumo de energia e menor emissão de carbono.

Além disso, há a previsão de que os trens sejam adaptados para exploração publicitária, o que poderá gerar receita adicional para a operação. A implementação desses serviços visa criar uma experiência de transporte mais moderna e conectada, semelhante ao que já é oferecido em países como China e Japão.

Próximas Etapas

O projeto do Trem Intercidades seguirá agora para a fase de implementação da infraestrutura, prevista para começar ainda em 2024. Durante essa fase, serão realizadas obras nas estações, trilhos e sistemas operacionais, garantindo que o TIC e o TIM possam operar de forma eficiente e segura até suas inaugurações.

Os interessados poderão acompanhar o progresso do projeto e eventuais atualizações por meio dos órgãos oficiais do governo de São Paulo e das empresas envolvidas no consórcio. Com o apoio técnico da CRRC e a experiência local da Comporte, a expectativa é que o projeto estabeleça um novo padrão de transporte ferroviário no Brasil, promovendo um salto de qualidade no setor de mobilidade urbana.

O Trem Intercidades representa um avanço significativo para a mobilidade entre São Paulo e Campinas, oferecendo uma solução moderna e eficiente para o transporte de passageiros. Com um investimento total de R$ 14,2 bilhões, o projeto promete melhorar a infraestrutura de transporte do estado, gerar empregos e oferecer um serviço de qualidade à população. Ao integrar novas tecnologias e expandir a malha ferroviária, o governo de São Paulo e o Consórcio C2 Mobilidade estão pavimentando o caminho para o futuro do transporte público no Brasil.

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